sábado, 13 de dezembro de 2014

On the road to Christmas

- Mandou-me chamar, Senhor?
- Sim, Clarence. Um homem na terra precisa de nós.
- Esplêndido! Está doente?
- Não. Pior. Está desanimado.

Wonderful Life, de Frank Capra

Recordo-me de ver este filme passar na televisão quando era miúda. Da única vez que o vi ficou somente a imagem de um homem completamente perdido no tempo e que ninguém reconhecia que se tenta suicidar numa ponte na época de Natal.
Basta dizer que numa criança isto era inconcebível. No Natal gente infeliz?!?! E a família não o conhecia porquê?! E um filme a preto-e-branco? Que coisa mais triste!
Por causa desta ideia de tristeza profunda que me ficou nunca mais quis ver o filme e nos Natais seguintes evitei-o sempre.
O ano passado decidi reconciliar-me com o filme. Foi mesmo um objectivo de época natalícia.
Não o tinha, procurei-o e encontrei-o. E numa daquelas tardes frias, cinzentas a pedir sofá, manta, chá e biscoitos preparei-me para o ver.
Fui conquistada logo às primeiras falas. Sim, as que destaquei acima.
E ao fim de 2 horas de filme, chorei como em miúda, mas associado vinha uma enorme satisfação por ter feito as pazes com "Wonderful Life".
É um belíssimo Conto de Natal, intemporal na sua sabedoria e mensagem, e que se tornará definitivamente numa das minhas tradições natalícias.Aconselho-vos vivamente.
Por estes dias vou procurar o seu aconchego...





Sem comentários:

Enviar um comentário