terça-feira, 17 de setembro de 2013

Missões secretas

Há coisas em que eu invisto e não sei explicar bem porquê.
Motivações pessoais, ideologias, caprichos.
O que seja, é por bem.
"Aquela mulher é uma trombuda! Uma pessoa diz bom dia e ela não nos olha nem responde."
Ouvia isto constantemente da empregada de limpeza no trabalho.
"É capaz de estar maldisposta"
"Então está maldisposta todos os dias. Deixei de lhe dirigir palavra."
E naquele momento, como se de uma missão secreta se tratasse, estruturei uma espécie de plano:
* Sempre que passasse pela senhora diria um audível bom dia
* Situação anterior aplicar-se-ía mesmo que senhora estivesse de costas e não me visse
* Sorriso nos olhos e na boca acompanharia sempre o bom dia
* Teria cuidado redobrado para não sujar o que a senhora estivesse a limpar e pediria desculpa se interrompesse seu trabalho
* Se a encontrasse a meio do dia, apressada ou não, sorrir-lhe-ía sempre
* Começaria por cumprimentos suaves. Bom dias muito alegres e expansivos podem ter o mesmo efeito que a má educação. Incomoda as pessoas.
* Aos poucos introduziria umas palavras extras ao bom dia, o estado do tempo é sempre uma excelente deixa.
* Se senhora estivesse na sua pausa de trabalho e a encontrasse noutro lado que não a sua zona de trabalho, cumprimentá-la-ia na mesma (ainda não consegui perceber porque é que determinadas pessoas que se encontram regularmente num local não se cumprimentam em sítios diferentes)

A senhora não era fácil. Muito reservada, acabrunhada, de muito poucas falas, sempre descontente com tudo e todos. Mas eu estava decidida: um dia o cumprimento seria uma coisa perfeitamente natural e simpática entre nós.
"Bom dia" foi respondendo ela. Começou preguiçosa, desconfiadamente.
Se eu não tomasse a iniciativa, ignorava-me.
Ai é?!?! Então toma lá um bom dia bem sonoro e repenicado, reclamando a sua atenção na minha presença.
Sou sempre eu que tomo a iniciativa porque sou eu que chego mais tarde e sei que se a senhora pudesse de vez em quando lá se esquivava.
E os bons dias foram-se tornando naturais, já não lhe são tão custosos.
Por isso, hoje, quando a senhora me dirigiu um sorriso bem aberto, ainda eu não lhe tinha dito bom dia, fiquei meio desamparada. E logo de seguida fiquei felicíssima. Boa, Sandra! Missão cumprida!

Sem comentários:

Enviar um comentário